quarta-feira, 15 de março de 2023

 DIA DA ESCOLA 
(15 DE MARÇO)



O Conselho Municipal de Educação de Estância Velha parabeniza a toda comunidade escolar pela dedicação e compromisso com a Educação


A Escola não é nada sem a sua gente!


Poema: A Escola é (Paulo Freire)

Escola é

... o lugar que se faz amigos.

Não se trata só de prédios, salas, quadros,

Programas, horários, conceitos...

Escola é sobretudo, gente

Gente que trabalha, que estuda

Que alegra, se conhece, se estima.

O Diretor é gente,

O coordenador é gente,

O professor é gente,

O aluno é gente,

Cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor

Na medida em que cada um se comporte

Como colega, amigo, irmão.

Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”

Nada de conviver com as pessoas e depois,

Descobrir que não tem amizade a ninguém.

Nada de ser como tijolo que forma a parede, Indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,

É também criar laços de amizade, É criar ambiente de camaradagem,

É conviver, é se “amarrar nela”!

Ora é lógico...

Numa escola assim vai ser fácil! Estudar, trabalhar, crescer,

Fazer amigos, educar-se, ser feliz.

É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.

(Paulo Freire)


 PRIMEIRA PLENARIA DO ANO

Nesta quarta-feira, pela manhã esteve reunido em plenária o Conselho Municipal de Educação para organizar o ano de 2023. 
Entre as pautas foram discutidos o calendário de formação, reuniões e ações, formato presencial das reuniões, formação das comissões temáticas e pedidos de esclarecimentos. 

#cmeev
#construindopontes






quinta-feira, 12 de agosto de 2021

IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONAE 2022 

Etapa Preparatória Municipal

__________________________



O Conselho Municipal de Educação participa junto à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através da Comissão Organizadora para a realização da Etapa Preparatória Municipal da IV Conferência Nacional de Educação.

A Conferência Nacional de Educação – CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.  

Confira o que diz o FNE, responsável pela organização e coordenação da Conferência:

O Fórum Nacional de Educação, ao aprovar em plenárias os documentos fundantes da CONAE 2022, conclama o país a se mobilizar pela Educação como política de Estado. O tema Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira, materializado nos três eixos do Documento Referência é um chamado à reflexão e ao debate sobre o contexto atual e o novo PNE para o decênio 2024-2034.

É momento de união de forças para a realização das Conferências Municipais, momento de se revisitar os Planos fe Educação e de se discutir proativamente sobre as conquistas e os desafios da Educação.

Queremos contar com o apoio dos Conselhos Municipais de Educação, aliados aos Fóruns e Secretarias de Educação, para que tenhamos conferências que contemplem a diversidade, o amplo debate, ótimos encaminhamentos e delegados motivados para as etapas estaduais.

Por Ester Carvalho
Coordenadora do Fórum Nacional de Educação.

In: https://uncme.org.br/novo/blog/foi-dada-a-largada-para-a-conae-2022


Para a realização da Conferência é apresentado 3 (três) documentos que são base para a organização do evento, a saber:

Cronograma das Conferências

  • Conferências municipais deverão ocorrer a partir de 1º de agosto a 31 de outubro de 2021;
  • Conferências estaduais e a distrital deverão ocorrer de 1º de março a 30 de abril de 2022;  e
  • 4ª Conferência Nacional de Educação , nos dias 23 , 24 e 25 de novembro de 2022.

A Conferência Preparatória Municipal tem data agendada para 28/08 sábado, das 8h ás 11h30, com os seguintes objetivos:
  • Discussão dos Eixos Temáticos e avaliação do Plano Municipal de Educação;
  • Escolha dos representantes para a etapa intermunicipal a ser realizada em Outubro;
  • Escolha dos representantes para reativação do Fórum Municipal de Educação.
Ainda: No dia 12/08 será transmitido uma live, pelo canal do YouTube da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Estância Velha o lançamento da Etapa preparatória com a participação de convidados/as que abordarão os temas da CONAE 2022 e do Planos de Educação.